terça-feira, 23 de março de 2010

O que é certo para você?

Tempos atrás, em mais uma daquelas coincidências de locadora, ao olhar um filme na estante de lançamentos, tive a feliz idéia de escolher: Medo da Verdade (Gone baby Gone - 2007). Esse filme foi dirigido por, ninguém mais que Ben Affleck. E muito bem dirigido diga-se de passagem. Quem pensa em um dos galãs mais famosos do cinema contemporâneo, da chamada nova geração (que nem é mais tão nova), acaba esquecendo-se de que esse ator surgiu ao ganhar o Oscar de melhor roteiro original, assim de cara, com seu parceiro Matt Damon para Gênio Indomável há exatos 10 anos antes*. Como na outra postagem, volto a levantar a moral dos galãs, muitas vezes subjugados por causa da beleza colocada sempre em primeiro plano. Esse filme é como Sobre Meninos e Lobos, inspirado no livro homônimo de Dennis Lehane, nesse caso adaptado para roteiro de cinema por Aaron Stockard e Ben Affleck.

Os protagonistas são a dupla de detetives já conhecida de outras criações de Lehane, Angie Gennaro e Patrick Kenzie, aqui interpretados por Michelle Monaghan e Casey Affleck (sim, o "irmãozinho" do diretor, que pode ser encontrado também, no mesmo ano, ao lado de Brad Pitt em O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford - 2007, e indicado ao Oscar de ator coadjuvante pelo mesmo).
A trama gira em torno do sumiço de uma criança, em toda uma comoção consequentemente gerada no local, mesmo em detrimento da má fama da mãe, drogada. Os acontecimentos se desenrolam, até o momento limite, em que questões éticas principalmente, entram em colapso com o relacionamento de amizade e amor dos protagonistas. Um desconforto final divide opiniões. O filme oferece uma boa licença poética para pensar nossas próprias vidas, em como determinadas atitudes podem ou não nos chocar.

O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (2007) Direção Andrew Dominik, com Brad Pitt. Sobre um dos legendários fora da lei dos Estados Unidos, Jesse James e seu destino surpreendente.

Ver também Gênio Indomável (Good will hunting - 1997) Direção de Gus Van Sant, com Robin Williams, Matt Damon, Ben Affleck. Roteiro ganhador do Oscar de roteiro original para Matt Damon e Ben Affleck. Sobre um garoto simples, que é obrigado a fazer terapia para que possa esmiuçar seu talento genial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário