sexta-feira, 18 de junho de 2010

Sobre Mercado e autenticidade

Estou extremamente nervosa por causa de uma injustiça que tenho visto ser feita aqui nos nossos meios cinematográficos, em relação a um filme que muito me encantou na Mostra Internacional de São Paulo nesse ano, "I love you Philip Morris" (2009), traduzido como "O golpista do ano" aqui no Brasil. Um filme independente dirigido por duas figuras, John Requa e Glenn Ficarra, os quais eu tive o prazer de assistir em um bate papo quase íntimo na Faap juntamente com o nosso embaixador Rodrigo Santoro, que não estrela, mas tbm está no filme. Tenho lido críticas ferrenhas, e me sinto muito frustrada por que elas não conferem. Penso porém, como desculpa para os tolos, que muito da idéia de um filme começa antes da projeção, na sinopse e na forma como ele é divulgado e posicionado no mercado. O filme é um roteiro adaptado da biografia de um cara um tanto quanto notável, Steven Russell (Jim Carrey), que nos lembra muito a personagem de Leonardo DiCaprio em "Catch me if you can", nesse caso corretamente traduzido como "Prenda-me se for capaz". Como os próprios diretores contaram, para o roteiro eles escolheram focar na história de amor de Steven com seu amante Philip Morris (Ewan McGregor ), daí o nome original do filme "I love you Philip Morris". Por motivos mercadológicos o filme foi vendido - leia-se título e poster - como mais uma comédia de Jim Carrey, co-estrelando Rodrigo Santoro, que mal aparece no filme. Tudo isso junto pode ter estragado essa recepção do filme, que está sendo açoitado em praça pública.





Esse seria o poster correto do filme. Dois atores maravilhosos de Hollywood, que mal receberam cachê e fizeram esse filme por curtirem o roteiro e o cinema indie. Um filme tocante, dramático e com um humor adorável. Ewan McGregor está deslumbrante e irreconhecível no papel da biba sensível. Tremenda injustiça!

Prenda-me se for capaz ("Catch me if you can" - 2002), Direção de Steven Spielberg, com roteiro:Jeff Nathanson, baseado em livro de Frank Abagnale Jr. e Stan Redding. Estrelando Leo DiCaprio e Tom Hanks. Filmão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário