quarta-feira, 2 de junho de 2010

Adaptação criativa

Finalmente assisti à "Julie e Julia" (Julie & Julia - 2009), com roteiro adaptado de dois livros: Julie & Julia", de Julie Powell, e "My Life in France", de Julia Child e Alex Prud'homme e também direção de Nora Ephron. O filme é estrelado pela recordista do Oscar, Meryl Streep (versátil como poucos desde "As Pontes de Madison" com o rei Clint Eastwood, até atuar em uma das obras do maluco beleza Charlie Kaufmann em "Adptação"), o que já é uma pedida ganha de filme, não conheço um sequer no qual ela trabalhou que não fosse bom ou simplesmente excelente. No téte a tete com a grande atriz, temos a jovem e promissora Amy Adams (Encantada, A dúvida - tbm com Mery Streep), todos sob a tutela não pretensiosa e sensível da diretora Nora Ephron - vi que o nome não me era estranho, e depois confirmei que é a mesma diretora dos clássicos dobradinha com Meg Ryan e Tom Hanks, "Sintonia do Amor" e "Mensagem para você".

A história narra o processo de criação do blog de Julie Powell (personagem de Adams), cuja meta é fazer todas as 524 receitas da maior (em todos os sentidos), cozinheira americana, Julia Child (Streep), no prazo de um ano.
O filme é uma grande aula de adaptação de livro, vidas, e sentimentos para o roteiro cinematográfico. Nora Ephron transcende a costumeira licença poética para, a partir do recorte de Julie Powell, ilustrar a vida de sua guru Julia Child, focando nos anos que a mesma viveu em Paris, aprendendo tudo sobre a culinária francesa, que mais tarde ela popularizou através de seu livro (agora na 49a edição), "Mastering the Art of French Cooking".

O filme tem diversos lances singelos, olhares, sensações e anseios que não são ditos, mas ilustrados belamente, do jeito que o cinema deve ser. Andava com medo dessa onda que prioriza a direção de arte e efeitos 3D no cinema, sentindo uma falta constante de sentimento, e humanidade, bom saber que ainda existem filmes como Julie e Julia e roteiristas como Nora Ephron.

Nenhum comentário:

Postar um comentário