quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Cinema Espetáculo

Um filme é um empreendimento. Mais ou menos 90 minutos caros e muito trabalhosos, produzidos com esmero por uma equipe grande. Além da produção em si, tem-se a pré e a pós produção, que incluem escolha de locações, de figurino, de elenco, depois na produção a direção de arte, direção de atores, fotografia, e na pós montagem, tratamento de imagem, efeitos especiais, tudo isso e mais um pouco não necessariamente nessa ordem. Além disso, existe a promoção desse filme. Cisne Negro (Black Swan -2010), dirigido por Darren Aronofsky, o mesmo de O Lutador (The Wrestler - 2008) - o filme que trouxe de volta o ex-galã de 9 1/2 semanas de amor de 1986 (mais ex do que nunca), em um filme inusitado sobre lutas, família, e amor - é um filme espetáculo. Espetáculo não pelo cenário teatral, do ballet, do glamour e da beleza de Natalie Portman, mas por ser um cinemão com tudo dentro. Um belo produto em matéria de qualidade e publicidade. Quem não ficou louco pra ver o filme por causa dos teasers e cartazes?
Muito já se falou e especulou sobre esse filme, e eu faço coro dizendo que é sim um filmaço, e até então meu preferido ao Oscar para todas as 05 categorias a que foi indicado (filme, atriz, fotografia, diretor e edição. Meu comentário em especial: o filme é um drama dos mais antigos, da dificuldade e confusão que nós meninas passamos para nos tornarmos mulheres. Fora todo o elemento suspense psicológico (algumas têm mais dificuldade afinal), essa é uma história universal.

Direção: Darren Aronofsky
Elenco: Natalie Portman (Nina), Vincent Kessel (Thomas), Barbara Hershey (a mãe), Mila Kunis (Lily), Winona Ryder(Beth)
Roteiro: Andres Heinz e Mark Heyman, baseado em história de Andres Heinz
Música: Clint Mansell
Fotografia: Matthew Libatique - muitas cenas de espelho, dança, fenomenais e icônicas!
Direção de arte: David Stein
Edição: Andrew Weisblum



Para ver mais do diretor: Requiem para um sonho (Requiem for a dream - 2000), direção e roteiro de Darren Aronofsky, baseado em livro de Hubert Selby Jr. O filme narra a derrocada de um casal apaixonado de junkies e a mãe dele. Com Jared Leto, Jennifer Connely e Ellen Burstyn (genial como a mãe viciada em anfetamina para emagrecer).

Nenhum comentário:

Postar um comentário