terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A experência




Quem somos nós?Uma indagação meio filosófica, meio clichê, meio fora de moda...a grande questão é dialética. O verbo coerente é o estar e não o ser. Nesse momento estamos para determinada situação, determinado cenário ou clima. Poderíamos ser vários, e o somos no decorrer da vida.
Na febre de baixar filmes quando morava na Alemanha, com a ajuda da Internet veloz que o fazia em menos de 20 minutos, deparei-me com "A Experência" (Das Experiment - 2001), direção de Oliver Hirschbiegel. Não sabia nada do filme, e logo no começo fui interessando-me por esse personagem calmo, meio misterioso interpretado por Moritz Bleibtreu (Corra Lola, Corra!), um dos melhores atores alemães da nova geração, juntamente com Daniel Brühl (Adeus Lenin!). O filme encaminha-se de forma descontraída, Tarek (Bleibtreu), é um desempregado, que precisa de dinheiro e junto com outros homens que têm por fim o dinheiro ou outras formas de afirmação, aceita participar de um experimento de 15 dias, recebendo determinado valor por dia. A experiência do título, consiste em um cárcere monitorado por câmeras, onde esses 24 homens seriam divididos entre guardas e presos, regidos por regras de conduta para bem conviver até o final, e ai sim retirarem seus cheques se tudo corresse bem. Não é muito bem o que acontece.
Não vou falar muito mais do filme, mas é interessante imaginar como reagiríamos em uma situação limite. Qual a nossa personalidade crua, quando vestimos as mesmas roupas que muitos? Quando não existe diferença social? Quem realmente somos na origem. Fiquei imaginando tudo isso muito tempo depois de assistir a esse filme no começo de 2009. Hoje, dois anos depois pude assistir à versão americana, Detenção ("The Experiment" - 2010), direção de Paul Scheuring, estrelado por Adrien Brody (O pianista), e Forrest Whitaker (O último rei da Escócia). Não consigo dizer qual dos dois filmes é melhor, ambos retratam bem, na medida cabível cinematográfica esse experimento verídico conhecido como "Experimento de Aprisionamento de Standford", feito em 1971 nos EUA. Só digo uma coisa, tem que ter estômago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário