terça-feira, 11 de maio de 2010

Uma realização inspiradora

Eu tinha que assistir a um filme pela quarta vez na vida. Isso acontece com freqüência, já comentei como o filme é também um produto como outro qualquer, muitas vezes temos certeza do que precisamos para aquele exato momento como resposta a uma necessidade real, foi esse o caso nesse sábado chuvoso. Estava ultimamente sentindo um vazio de esperança, um fogo que faltava dentro de mim, um perigo para uma pessoa apaixonada: esfriar. O cinema entra como o meu placebo pessoal, na embalagem do filme O diário de uma paixão (The Notebook - 2004), dirigido por Nick Cassavetes e o que eu considero a melhor história de amor contada nos últimos tempos, até mesmo maior que Casablanca, e o Vento levou ou Doutor Jivago, paradigmas clássicos românticos. Muitos logo o chamariam de mais um filme água com açúcar, enfim...já eu penso isso por uma qualidade nem sempre lembrada: a despretensão. O personagem principal e narrador, a relação, tudo é despretensioso (menos as locações fantásticas da Carolina do Sul nos EUA). O filme é baseado no besteseller americano homônimo do autor Nicholas Sparks, com roteiro adaptado de Jeremy Leven. Ele conta a história de um homem, cuja maior realização na vida foi viver um grande amor, em uma adaptação, produção, direção, atuação, como triunfo de um processo cinematográfico que colore essa história em frente aos nossos olhos, só precisamos aproveitar a jornada, sentados no escuro de uma sala, onde o extraordinário é possível. Uma vez um amigo me respondeu o seguinte quanto ao seu futuro profissional: “eu quero encontrar um grande amor, o resto, a parte profissional, eu corro atrás, por que só depende de mim.” Algo do tipo, foi há uns seis anos, e eu nunca me esqueci. Sábias palavras.

Pra quem se interessa pelo gênero, vamos consumir amor de vez em quando, estréia nos cinemas: Querido John (Dear John - 2010), direção de Lasse Hallström, com roteiro de Jamie Linden, baseado em livro do mesmo de Nicholas Sparks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário