sexta-feira, 7 de maio de 2010

Filmes pra idiota ver. Prazer, Idiota.

Desde meados dos anos 70, quando surgiu o sexteto inglês (esse sim fantástico), do grupo humorístico Monty Phyton, nós recebemos um grande presente: rir sem razão nenhuma de como somos ridículos, para tal feito, exige-se uma inteligência das mais extraordinárias, a que é voltada para o humor, ou seja, a caricatura da vida real. Dentro de situações non sense, encontramos a coesão da vida ocidental que aprendemos desde o nascimento, tudo de repente pesa menos, temos como que a permissão de rir loucamente de um cara irritando voluntariamente outro cara, ou de uma entrevista de emprego absurda (um pouco como todas as entrevistas...).
Dessa safra, temos um ótimo exemplar de humor no atual "Se beber, não case!" ( "Hangover" - ressaca em inglês - 2009), direção de Todd Phillips, roteiro maluco de Jon Lucas e Scott Moore. Como pessoa estudada é preciso bastante personalidade para assistir filmes desse tipo, com esse humor escrachado e basicamente tido como idiota. É preciso ainda mais desapego, ao sentar-se em frente a todos em uma sala de projeção, e literalmente chorar de rir com as aventuras desses quatro amigos, vale citar o elenco que arrasa, Bradley Cooper (Phil Wenneck), Ed Helms (Stu Price), Justin Bartha (Doug Billings), e principalmente o gordo genial Zach Galifianakis (Alan Garner), que vão para Las Vegas por uma noite para fazer uma despedida de solteiro de um deles, e acordam no dia seguinte à grande (e subestimada) noite, com aquela ressaca, e o pior, a maior amnésia já vista! O cenário é desolador, um bebê sozinho no armário, um tigre no banheiro, aparição de Mike Tyson, referências a cenas de Rayman, muita liberdade criativa, e quase zero de puritanismo americano, o que é o melhor! Muitos torcem o nariz, mas a maioria recomenda essa grande surpresa de 2009, e já um clássico do cinema.

Ver também o maior dos clássicos: Debi & Loid: Dois idiotas em apuros (Dumb and Dumber- 1994), direção dos irmãos Peter Farrelly e Bobby Farrelly, mesma dupla de "O amor é cego", com Jim Carrey e Jeff Daniels.

Nenhum comentário:

Postar um comentário