terça-feira, 13 de julho de 2010

Isso aconteceria aqui?

Um filme que conta a história verídica de um experimento contemporâneo com alunos do ensino médio, em que um professor entusiasta, na figura de líder, cria um mini-regime ditatorial (autocrático), denominado "A Onda". No começo os alunos, tais como quaisquer alunos adolescentes, não levam a sério, e o encaram como um tipo de jogo para sair da rotina, no decorrer do filme assistimos à sedução real e atual que o totalitarismo, a dinâmica de grupo e consequentemente a sensação de pertencimento podem fazer ao discernimento humano e moral. "A Onda" (Die Welle - 2008), com direção e roteiro: Dennis Gansel, como se vê pelo nome original, é um filme dos bons, alemão.





Assisti a esse filme em uma espécie de êxtase, e também firme na tentativa de não julgar essas personagens que nos são apresentadas, apenas me perguntando muito, no decorrer e depois do filme, como eu, pessoalmente reagiria a uma clima como esse. É algo que realmente não podemos saber. E ainda, no âmbito nacional, me perguntei se um movimento como esse, retratado no filme, iria para a frente. O filme é alemão, e eu naturalmente (ou preconceituosamente), pensei que esse povo poderia ter talvez etnicamente, uma propensão maior à simpatizar com algo do tipo. Pesquisando a história real de todo esse experimento genial e perigoso, descobri que ele aconteceu na verdade nos EUA, na ensolarada Califórnia, logo aqui em cima, na America do Norte. O filme alemão é um remake de um filme americano produzido para a televisão, "The Wave" - 1981. Acredito que muito pela eterna sina nazista que a Alemanha carrega, esse filme - Die Welle - escancara que também todos nós, apenas sendo humanos, podemos ser cruéis, e sob esse ponto de vista, torna o Holocausto crível, palpável, e por isso ainda mais assustador.

Para saber mais sobre "A Onda" - www.thewave.tk
"In 1967, at the Cubberley High School in Palo Alto, California, World History teacher Ron Jones was asked about the Holocaust by a student. 'Could it happen here?'"

Um comentário:

  1. Muito interessante Van! Vi a versao americana velha no you tube e adorei!
    boa dica!
    Nessa

    ResponderExcluir