sábado, 8 de dezembro de 2018

Me encanta!


O sonido da língua catalã se tornou familiar não somente por estar morando em Barcelona, mas afetivamente falando pela maravilhosa série Merlí (2015-2018) criada por Héctor Lozano, e estrelada pelo maravilhoso Francesc Orella, que narra a saga do professor de filosofia anti herói que dá nome a série, e que nos escandaliza com seu jeito cético, objetivo, hedonista, sofista e no final das contas, extremamente generoso de levar a vida. Acho que nunca mais pensarei no arquétipo do anti herói sem lembrar de Merlí, dane-se o House, Walter White e o Frank Underwood.

Acabo de terminar essa série que alguns descrevem como um tipo de “Malhação”, por se tratar de uma história que se passa no Ensino Médio espanhol, o bacharelato, com as idas e vindas amorosas, de amizade, e tudo que envolve essa fase complexa da vida.

Merlí para mim alcança algo ainda muito maior quando no Brasil discutimos a Escola sem partido, e um professor, de forma extremista por motivos dramáticos, escancara o seu conhecimento profundo na luta contra nocividade da forma como construímos essa sociedade e até mesmo o modelo educacional que tranca jovens no auge da sua potência em uma sala de aula, sentados por horas. É reconfortante ouvir as palavras que saem da boca de Merlí Bergeron, e fica clara a nossa profunda necessidade de Filosofia, e de como ele diz sempre, de repensar ou até mesmo abolir essa ideia zuada que é a “normalidade”.

Merlí me leva a pensar sobre a produção recente espanhola, junto com o fenómeno de La Casa de Papel (2017) de Álex Pina, e a sensação de saudade que esses personagens tão humanamente profundos me deixam, é algo para se tomar nota. Os espanhóis sabem construir personagens e principalmente dirigir esses atores para os melhores resultados que tenho visto no Netflix, por que não? A princípio a atuação, principalmente de La Casa de Papel, pode parecer um pouco exagerada e novelesca, mas tem uma pimenta latina a mais, uma paixão no que é entregue pelo envolvimento claro dos atores com seus personagens.




Espanha, tô aqui, me chama pra fazer essa maravilhosidade junto com vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário