quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Tropa de Elite 2 - Eu assiti

Eu assisti a Tropa de Elite 2 (2010). A Equipe todos conhecemos, diretor José Padilha, estrelado como nunca antes algum filme brasileiro o foi, por Wagner Moura, o mundialmente iconico Capitão Nascimento, com roteiro produzido por uma tropa, do trocadilho proposital, Bráulio Mantovani, baseado em argumento de José Padilha, Rodrigo Pimentel e Bráulio Mantovani. Acompanhei tanto a pré produção (online), desse segundo filme, já li tantas críticas (todas positivas, e seguindo a linha da grife, crítica que transcende do âmbito meramente cinematográfico), e então fui eu mesma assistir. Eu fiquei arrepiada e um tiquinho eufórica depois do gancho das primeiras cenas, quando eles nos deixam perplexos com algum acontecimento (da mesma forma que acontece no primeiro, e seguindo uma linha meio Tarantinesca, que eu adoro), e depois explodem na trilha tema do Tijuana. No plano geral e levando em conta o receptor da mensagem, eu no caso, uma otimista de plantão, fiquei bem chocada com o final. Quem espera encontrar resquícios do primeiro filme, vai sair no mínimo desapontado. O segundo filme, como toda grande sequência deve ser, brilha sozinho e com própria personalidade, (vide a segunda parte de Poderoso Chefão por exemplo, que consegue superar a primeira). Tenho certo receio da chamado "voice over", a narração de Nascimento, aquele comentário contínuo que acompanha a ação, explicando-a muitas vezes de forma levemente excessiva, mas por outro lado, não consigo imaginar esse filme sem esse recurso. Como Tropa de Elite (o primeiro), pelo menos pra mim que mergulho na "realidade" mostrada, a projeção pesa, me deixa pensativa, e por muitas vezes até um pouco deprimida. O veredicto (pra mim), fica entre o "é essa merda ai mesmo" e o "vamos acordar pessoal!". É de se pensar, e reassistir, e discutir, e pensar nele quantas vezes forem necessárias, filmaço, nacional, com conteúdo, e sucesso retumbante de bilheteria, um orgulho! E é isso resumindo o "inrresumível".

3 comentários:

  1. (..)Filmes que trazem essa "Elite Entrópica" são feitos para darem às costas para o cinema de arte à brasileira. Tipo de filme que só tem a intenção de formação de público e não de consciência ( Consciência aqui nesse país é "estética e reprodução de modelos ). Filmes que reproduzem essa sistemática facista "AKBRALINA". Como se só um filmezinho desse tipo, fosse um retrato fiel do que o carioca sente de verdade em "som e imagem". Como se a "bala que rabisca" o céu, fosse o vidro fumê da indiferença, que existe no RIO DE JANEIRO no dia-a-dia. Filme extremamente político e instrumento midiático para reeleição de SÉRGIO CABRAL.Entretanto, não é filme. É ENTRETENIMENTO DE EXIBIÇÃO COMERCIAL. O PADILHA e os demais, são meros fantoches da RIO FILMES. Junte JABOUR, DANIEL FILHO E PADILHA E "O MÓR" DE TODOS - LC BARRETO e produzam um "Banquete de Karuap - Noir" que estão dando um "Véu noir" ao cinema brasileiro. Aliás UM AKVERÃO NOIR. INFELIZMENTE OS CINEATAS SÉRIOS DESSE PAÍS, ESTÃO AINDA A MARGEM. CINEASTAS NESSE PAÍS SÃO ERYK ROCHA, CLAUDIO ASSIS, WALTER CARVALHO, JOEL PIZZINI ENTRE OUTROS QUE SÃO POUCOS. COMO CARIOCA SINTO VERGONHA DE "FILMES COMO ESSE PARA A SOCIEDADE BRASILEIRA" TER CONSCIÊNCIA QUE O "MBA" DO TRÁFICO CHAMA-SE : MARCOLA, BEIRA MAR E ABADIA. ALGUM CINEASTA TEM INTERESSE EM DENUNCIAR PARA SE DOCUMENTAR..? PARA CONSCIENTIZAR TERÁ QUE EXPEDIR MANDADO DE PRISÃO NO LAGO SUL, LAGO NORTE E NA AV.VIERA SOUTO E NA DELFIM MOREIRA ? SERÁ QUE ÁLGUEM LIGA A CAM PARA ISSO ? POR QUE É LÁ QUE ENCONTRAM-SE OS VERDADERIOS ROTEIRISTAS DESSE DESPERDÍCIO DE TEMPO, PELÍCULA E MÍDIA, QUE CHAMA-SE " A TROPA ENTRÓPICA". NÃO ACREDITO EM SANTO E HERÓI DA FAVELA, QUE DIZ ASSIM : - É PARCEIRO, SE NÃO É X 9, COMIGO VAI VIRAR". CAPTAIN BURN - "SEJAMOS ORIGINAIS, FAÇAMOS HERÓIS TRABALHADORES" ESSA É CONSCIÊNCIA NACIONAL DE UM POVO.
    SARÁVÁH !
    Gás Nobre - "cineastarteiro" e Jornalista que é diferente de "artista".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hélio,
      Me desculpe a resposta tardia. Obrigada pelo comentário, mas não concordo com duas coisas:

      1- as teorias de conspiração - (Forrest Gump é um bom exemplo, dizem que é a maior propaganda viva dos USA, que é alienante, etc...pode até ser, mas é também um filme maravilhosamente ESCRITO e produzido, com personagens cativantes, trilha caprichada, é um filme feito para divertir, entreter, como todo filme deveria ser - minha opinião - você vai me dizer que é política do pão e circo? Eu te digo que temos problemas mais sérios de má educação, além do nosso cinema nacional.

      2- Sobre os nomes que você citou, os chamados cineastas sérios do Brasil, e os filmes que eles fazem; essa ideia que você, e provavelmente eles têm, de alienação da sociedade os coloca acima desse povo, subestima quem assiste, e então acaba oferecendo algo que realmente não agrada, não entretém, não encanta. E se um filme não encanta a maioria da população, me desculpe, esse filme não é o cinema que eu acredito.

      Tudo de bom!Saraváh!

      "Vaneide"

      Excluir